9 de fev. de 2015

[Resenha] A Profecia de Samsara - Leticia Vilela

A Profecia de SamsaraEditora: Gutenberg
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 256
Onde comprar: SaraivaLivraria Cultura | Gutenberg

Quando o príncipe do Clã mágico dos Devas é assassinado, as suspeitas recaem sobre sua própria mestra, Draupadi. O irmão do príncipe, o jovem Arjuna, jura vingar sua morte e persegue a criminosa pelos reinos mágicos da antiga Índia. Draupadi inicia sua fuga ao lado de Asti, uma humana a quem chama de filha, que guarda um segredo em seu corpo desde que nasceu - uma maldição ancestral em forma de tatuagem, da qual procura desesperadamente se libertar. Todos os fatos fazem os destinos de Arjuna e Asti convergirem definitivamente, o que torna inevitável a concretização da temível 'Profecia de Samsara'.
Vocês já devem imaginar como eu fiquei feliz em poder ler esse livro, afinal o que mais deixaria, uma fã da cultura indiana e amante dos livros, feliz senão um romance com a temática indiana? A Profecia de Samsara já estava na minha lista de desejados há algum tempo, até que um belo dia Marcos Inoue, roteirista do livro, entrou em contato comigo pelo skoob e me ofereceu um exemplar. Claro que eu não poderia recusar!

Minha enorme satisfação com essa leitura não poderia ter sido diferente. A Profecia de Samsara superou todas as minhas expectativas em vários aspectos. É muito mais do que um simples livro de fantasia, é carregado de emoções e sentimentos tornando o livro único e encantador.

A Profecia de Samsara faz parte do Universo Red Luna em um projeto Crossmedia. Anteriormente foi lançando o primeiro volume da série - A Biblioteca do Czar. Ambos se passam no mesmo universo, mas em épocas diferentes fazendo com que, mesmo não tendo lido o livro anterior, você possa ler esse sem qualquer problema, pois isso não interfere na leitura.


"Cada livro é focado em um protagonista diferente, com seus conflitos únicos e em determinados períodos da História. Mas todas as tramas acabarão por se entrelaçar numa batalha que envolverá o futuro da Humanidade. " site Red Luna

Leticia Vilela conseguiu criar muito mais mais do que um enredo original, mas também uma atmosférica mágica e diferente de tudo que eu já havia lido. Ambientado na Índia Antiga, povoada por seres mágicos como os Devas, onde os humanos(Alayas) estudam para se tornarem Deuses podendo escolher em qual das três guildas têm mais afinidade - Gaias, Animatas ou Ignis. Tudo isso é muito bem explicado no começo do livro, contendo até um glossário para nos ajudar com as palavras em hindi. 

Fiquei simplesmente apaixonada por cada um dos personagens, principalmente os bonzinhos. A Leticia soube muito bem desenvolver cada um com suas próprias personalidades e características marcantes. Conhecemos o príncipe Arjuna, um Deva de pele arroxeada, e sua ânsia de vingança pela morte de seu irmão, Bhima. O alvo dessa vingança é sua mestra Draupadi vista agora como traidora. 

"É uma questão de justiça. Todos têm direito a um julgamento - disse ele [Arjuna], desviando o olhar." 

Draupadi está inteiramente ligada a Profecia de Samsara. Ela vem protegendo uma Alaya chamada Asti, uma jovem doce e singela, mas que carrega o segredo de uma maldição passada por suas antepassadas. Isso é só o começo dessa intensa aventura. Apesar da leitura ser leve e rápida a momentos de ação, luta e sangue, fazendo com que se torne uma leitura realmente cativante. 

A diagramação do livro é simplesmente incrível! A cada inicio de capitulo possui um ilustração, feitas pela própria autora, que retrata o que acontecerá no decorrer do capitulo. Além disso nas primeiras páginas a um mapa e linha do tempo ilustrados. Cada capitulo é narrado por personagens diferentes nos dando assim uma visão diferente, tornando cada capitulo único e interessante. 


A narrativa é muito bem construída. A leitura é leve, divertida e o final nos deixa com um gostinho de quero mais. Simplesmente amei e para quem gosta do gênero eu recomendo muitíssimo.  


"Venha! Não podemos acabar assim! Juntos somos um Deva! O sol que afasta as sombras! Esqueceu que tem uma missão?..."

Para quem se interessou e quer acompanhar essa universo incrível:

7 comentários:

  1. Eu ameeeeei! Já quero ler, está na minha listinha já! Esse livro parece ser muito bom e a história toda emocionante! As ilustrações que você mostrou são perfeitas, e adorei a ideia de cada capitulo ser contado por um personagem! Esse livro deve ser muito bom, você aprende a cultura e ainda aproveita uma maravilhosa história de aventura? Eu quero! haha' Bjos :**

    http://www.mar-de-ideias.com/

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é um livro maravilhoso! Tenho certeza que você irá gostar!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Oi Sara!
    Não conhecia o livro ainda, mas a tua resenha me conquistou.
    Adoro livros que retratem outras culturas, e também sou aficionada pelos costumes indianos. Já vou colocar na minha lista de desejados.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!
      Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  4. Olá parabéns pelo seu blog, olha eu já tinha visto esse livro, mas nunca tinha lido uma resenha dele, então sempre adiei a compra, mas agora depois de conhecer esse enredo maravilhoso eu vou comprar.
    http://brigadeiroebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sara!
    Pergunta é: como não amar esse livro? Leticia me encantou desde o primeiro, mas nesse segundo ela ainda conseguiu se superar. Os personagens estavam muito mais vivos e os cenários bem mais encantadores. Impossivel seria ler e não se apaixonar. Gostinho de quero mais? Eu PRECISO DO OUTRO PRA ONTEM, pq a cada capítulo a historia fica mais interessante *-* E essa edição, MEU DEUS, MUITO PERFEITA.

    Abraços
    David Andrad
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi linda,super amei a resenha,esse é um dos livros que quero muito comprar pela história,e sem falar da capa que é muito linda.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir