27 de jan. de 2015

[Resenha] O Espelho das diferenças - Fábio Gai Pereira

Editora: Edelbra
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 32
Onde comprar: Loja Edelbra | Saraiva | Livraria Cultura

João Leonardo era um menino perguntador. Se tinha uma dúvida, perguntava mesmo. E a história do ovo deu pano pra manga. Cresceu, deu cria na cabeça do João e levou-o a muitas outras perguntas, que trouxeram mais dúvidas, que viraram outras tantas perguntas para as quais ele foi buscar as respostas. A história de João Leonardo é um estímulo para reflexões de natureza filosófica e dá conta de uma necessidade que as crianças também têm: refletir para resolver seus problemas.


Naturalmente esse livro deveria ser classificado como infantil, mas depois que eu o li, percebi que ele é muito mais do que um livro para crianças. A reflexão que ele nos trás é adulta o bastante para pessoas de qualquer idade poderem lê-lo. O espelho das diferenças nos trás um pequeno trecho da vida de João Leonardo. "Nem só João. Nem só Leonardo." O JL, tomei a liberdade de apelida-lo assim, é aquele tipo de criança perguntadeira, só que muito pior. Pobre de sua mãe que vivia com um nó na cabeça com tantas perguntas.



Tudo começou com O problema do ovo. "O problema era saber como os ovos poderiam ser diferentes uns dos outros e todos eles continuarem a ser chamados de ovos." E através de dilema muitos outros surgiram como por exemplo dos meninos e dos professores. Como poderiam ter nomes e jeitos diferentes e ainda assim todos serem chamados de meninos e de professores.

 João Leonardo nos fala também sobre os adultos, que um dia já foram crianças, mas que hoje perderam a vontade de perguntar e de aprender e por isso perdem a paciência na hora de responder as milhares de perguntas das crianças.


 Depois de muitas perguntas João Leonardo finalmente encontra a solução para o problema do ovo."Que é também o problema das pessoas." Assim JL nos leva a vários momentos de reflexão.

 "E humanos de todos os jeitos continuam sendo humanos. Mesmo que muito diferentes." 


 Esse livro além de fofo por fora, com as ilustrações feitas por Martina Schreiner que são incrivelmente lindas fazendo o livro ficar ainda mais especial, nos faz pensar sobre tantas coisas que acontecem no mundo como o preconceito e a intolerância.

 "Ora, somos humanos porque temos ideias. Mas também somos diferentes porque temos ideias diferentes."

Espero que tenham gostado da resenha. 
Beijos e até o próximo post ♥ 
Parceria:
  

8 comentários:

  1. Ha o livro deve ser incrível mesmo.
    beijos te espero la no meu cantinho
    http://rayssade-souza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. caramba, parece ser muito interessante.
    amo livros infantis, mas que nao sao tao infantil assim quando vc percebe bem.

    bjs
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para quem gosta eu super recomendo Karoline!!!
      Beijos

      Excluir
  3. Que livro fofo gente *-*, adorei seu blog :3 já estou seguindo.. quero aproveitar e te convidar a dá uma passadinha no meu e se gostar e quiser seguir eu agradeço desde já :)
    sucesso para o seu blog :* bjs

    Kami do blog http://ka-kamikaze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oi bom dia gostaria muito de trabalhar esse livro mas não o encontro para baixar. estou trabalhando o projeto convivendo com as diferenças

    ResponderExcluir