24 de dez. de 2013

Resenha Divergente - Veronica Roth

                                                                    
Livro: Divergente
Autor: Veronica Roth
N° de páginas: 502
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 2012

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é.
E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.





Bom gente já fazia algum tempo que eu estava com vontade ler esse livro, primeiro que tinha visto algumas resenhas em vlogs literários e segundo porque é uma distopia e eu adoro esse gênero. Então sábado eu comprei e terminei de ler ele segunda.

Com certeza Divergente é um livro que você não consegue largar até terminar de ler.    



Eu gosto muito de Jogos Vorazes, que também é uma distopia, porém Divergente me surpreendeu e me fez sentir várias emoções enquanto eu lia. Eu fiquei com raiva de alguns personagens, fiquei feliz, senti vontade de chorar...  Eu achei incrível como a escritora descreve, através da Beatrice, os lugares, as cenas de lutas, os personagens, os semblantes das pessoas e tal.

Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza. Os que culpavam o egoísmo formaram a Abnegação. E os que culpavam a covardia formaram a Audácia.
A Beatrice, Tris, ela é da facção da Abnegação, mas na cerimonia de escolha ela escolhe a Audácia. Antes disso ela descobre que é uma divergente, ou seja, ela é dona de si mesma, não podendo assim ser controlada.  Então é a partir daí que começa a história.

A nova Beatrice sofre bastante e o livro chega a ser um pouco tenso, com várias teste de coragem, lutas, assassinato, suicídio e as simulações que na minha opinião são as melhores partes dos livro. As simulações são muito bem descritas, tornando para nós leitores bastante real.

E apesar de todo esse sofrimento eis que surgi o AMOR! Claro que desde o começo do livro nós percebemos pequenas faíscas desse romance que no desenrolar do livro torna-se tão poderoso a ponte de ultrapassar qualquer obstaculo.

- Porque o medo não faz com que você se apague; ele faz com que você acenda. Já vi isso acontecendo com você. É fascinante. – Ele solta meu queixo, mas não afasta a mão, acariciando levemente meu rosto, depois meu pescoço. – Às vezes, eu quero apenas… ver de novo. Ver você acesa.

E como meninas não nos apaixonarmos pelo Quatro? Que na verdade se chama Tobias e que apesar da sua aparência  de durão é apenas um garoto com um passado triste, que quer apenas ser feliz!

Então meninas é isso, me desculpe se ficou um pouco confusa a resenha, mas não queria dá nenhum spoiler. Eu me apaixonei pelo livro e já estou louca para ler Insurgente! Para quem gosta:

Super Recomendo

Então se você já leu ou quer ler não esqueça de deixar sua opinião aqui ok? E então de qual facção você pertence? Beijos e Boas Festas! 

7 comentários:

  1. Nossa, parece ser super legal esse livro... Nunca li, mas pretendo ler em breve! Obrigada pela dica!
    Beijos, um feliz natal pra você! :)
    http://enxurradaepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Noossa que resenha legal! Quero ler o Livro ♥
    Feliz Natal Lindona !! Felicidade e Sucesso em 2014
    Beijos ♥
    O Melhor de Mim

    ResponderExcluir
  3. Apesar de nunca ter lido, porém no resumo apareceu super interessante. Bjos
    FB
    http://putztobela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro, vi o trailer do filme e adorei :D Blog <3 

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog! to louca pra ler esse livro,vou comprar em breve! seguindo :3

    ResponderExcluir
  6. Veronica Roth = vida. Apenas hahahaha
    Comprei divergente logo no lançamento, e fiquei apaixonada! Comprei o insurgente na estreia também, e nao me arrependo. To esperando anciosa pro lançamento do filme e pro de convergente. Ela me cativou demaissssss

    ResponderExcluir