Livro: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
N° de páginas: 192
Editora: Cia das letras - Ano de lançamento: 2007
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os Judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito.Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O Menino do Pijama Listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Bom gente, minha professora de português sempre falou bastante desse livro, mas confesso que nunca tinha me interessado em ler ele... Uma amiga da minha mãe disse que o filho dela tinha lido e tinha adorado e perguntou se eu queria para ler e aceitei já que não estava lendo nada no momento...
Esse livro é um livro muito leve, simples e que aborda uma assunto tão triste e infeliz que é o holocausto. A historia se passa entre 1942 e 1944.
O livro traz a historia de Bruno um garoto de nove anos de família rica que mora com o pai, a mãe e a irmã (que ele chama de "Caso Perdido") em Berlim. Por conta do "trabalho" do pai a família tem que se mudar para um lugar bastante distante de Berlim e morar em uma casa bastante pequena se comparada a casa de Berlim que tinha 5 andares.
Ao chegar na nova casa Bruno sente-se muito solitário, já que nesse lugar não estão seus melhores amigos para brincar. Então Bruno como um verdadeiro explorador que é, descobre olhando pela janela, uma cerca. Do outro lado da cerca Bruno vê varias pessoas ora marchando, ora trabalhando, ora sem fazer nada... Pessoas vestidas de Pijamas Listrados...
Quando finalmente Bruno resolve fazer uma exploração e ir até a cerca, ele conhece Shmuel "O menino do pijama listrado". A partir daí começa uma linda historia de amizade que nem a cerca, nem o que havia de mais horrível do outro lado dela, pode separar!
“Pensando bem”, ele disse, olhando para Shmuel, “Não importa se eu lembro ou não. Eles não são mais meus melhores amigos mesmo.” Ele olhou para baixo e fez algo bastante incomum para sua personalidade: tomou a pequena mão de Shmuel e apertou-a com força entre a suas.
“Você é meu melhor amigo, Shmuel.”, disse ele. “Meu melhor amigo para a vida toda.”
Livro "tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição."
Resenha escrita por Sara
Espero que tenham gostado da resenha! Não esqueçam de comentar deixando a opinião de vocês!
Oi linda, gostei muito da resenha, sempre quis ler esse livro!
ResponderExcluirestou seguindo , beijos
sempredegloss.blogspot.com/
Que bom que gostou Drika! Super recomendo esse livro!
ExcluirEu não li o livro mas já vi o filme e é lindo encantador o final quase chorei hehe
ResponderExcluirbjs
Esse livro é lindo! Um dos meus preferidos. O legal desse livro é que ele retrata muito bem a inocência do Bruno.
ResponderExcluirEu sempre o recomendo para as pessoas haha *-*
Ótima resenha! *-*
http://somundomeu.blogspot.com/
Eu simplesmente amei essa resenha ♥
ResponderExcluirQuero muuuuuuuuito ler esse livro, porém, tô sem grana para comprar e não tem ninguém que possa me emprestar :c
Mas enfim, eu não morro sem ler esse livro antes! rs
404radioactive.blogspot.com ♥
A resenha está perfeita.
ResponderExcluirEste é um dos melhores filmes que já vi e não vejo a hora de poder ler o livro, quero ler até o final do ano parece ser melhor do que o filme.
Beijos.
http://florescerecrescer.blogspot.com.br ♥
O livro é muito bom mesmo, mas, eu gostei mais do filme, achei mais completo. Achei que a tradução do livro também errou em alguns pontos, como nas palavras que Bruno pronunciava errado e seus erros não foram traduzidos. Ótima resenha!
ResponderExcluirBjos
entrereaiseutopias.blogspot.com.br
Já vi o filme, agora quero ler o livro !
ResponderExcluirBeijos.
http://andrezacristinamakeup.blogspot.com.br/
Oii Sara, ótima resenha adorei
ResponderExcluirFica com Deus, super beijo ♥
http://leticiasilvamakeup.blogspot.com.br/
Vem curtir a fanpage do blog, curto devolta.
www.facebook.com/leticiasilvamakeeup
Adorei a resenha,eu já vi o filme mais ainda não li o livro!
ResponderExcluirBjbj
http://quaseumacinderela.blogspot.com.br/
Esse livro é maravilhoso! Chorei muuuuito tanto lendo quanto assistindo.
ResponderExcluirAdorei seu blog amor, vou virar leitora certamente!!
Bjão
www,thaiszortea.com.br
Sou apaixonada por este livro. o filme eu não consigo assistir pois começo a chorar ai então resolvi comprar o livro e me encantei, está entre os meus preferidos.
ResponderExcluirAmei o blog.
Beijos.
http://arqtalianacabrera.blogspot.com.br/
Quero muuuuito ler o livro, pois já vi o filme que é muito emocionante e nos faz pensar muito. Beeijo.
ResponderExcluircerejaaazul.blogspot.com.br