4 de mar. de 2015

[Resenha] Clarices - Luciana Bollina



Páginas: 143
Ano de lançamento: 2013
Onde comprar:  Livraria Cultura |  Travessa
Editora: Philae


Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça.
Como sempre os livro nacionais estão sempre me surpreendendo e com Clarices não poderia ter sido diferente. Fico imensamente feliz quando um autor nacional me proporciona uma leitura tão bem escrita e agradavél.


O livro nos conta a história de Clarice, uma jovem de dezenove anos."Rosto jovem, liso, refletor de luz, discreto. A boca quer devorar a verdade das coisas. O nariz não é pequeno, nem grande, é forte, diferente. Não é feio, tem harmonia em seu rosto. O cabelo muda a cada seis meses, mais ou menos. Não gosta de estabilidade em nada que se refere a ela..."

Clarice vive de sua arte. Ela é artista plástica e professora substituda nessa área.

Em seus desenhos notam-se muitas cores, texturas e "caminhos para um resultado" como ela mesma diz.
Clarice, como toda jovem, anceia em conhecer o grande amor de sua vida. Ela tem mania de escrever cartas, contando sua vida, para seu amor que não exite ou que ela ainda não teve a sorte de encontrar.
Inesperadamente ela conhece Gabriel, um jovem escritor que vende seus manuscritos na rua. "Seu rosto era de uma beleza masculina e doce. Parecia ser homem e menino, anjo e malandro." A atração entre os dois é mútua e Clarice se ver muito interessada em conhecer mais sobre o intrigante e lindo Gabriel. Também somos apresentados, no decorrer do livro, de forma reflexiva a dramas familiares.

Ela estava dentro dele e tudo lhe parecia supérfluo perto da essência de suas palavras.
Luciana Bollina escreveu seu livro de estreia lindamente. A narrativa é leve e singela. A leitura é rápida e faz você refletir. Luciana conseguiu criar uma atmosfera original e real, poética. Os personagens são bem descritos, são fortes, com caracteristicas próprias e marcantes. Confesso que assim como Clarice, também tive uma quedinha por Gabriel.
Através do livro conhcemos uma outra história, pela qual fiquei encantada. A historia da Maria de Pau.

"Maria, então, tirou a mascara e pôs seu vestido com toda as estrelinhas do céu."

A diagramação do livro combina perfeitamente com o conteúdo. É meiga e simples. As folhas são amareladas, que por sinal são minhas preferidas.

Concluíndo, eu recomendo muitíssimo "Clarices" para todos. Com certeza é um livro apaixonante!

Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los.

6 comentários:

  1. Não conhecia este livro, mas ele parece ser tão leve e gostoso de ler *_*

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sara, eu não tinha visto o livro ainda, mas gostei muito da premissa dele, e que capa e diagramação perfeitas? Me encantei com tudo! Só posso dizer que estou com muita vontade de conferir mais dele !

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, me deixou com vontade de leeer. Faz um bom tempo que não leio um livro que me chame a atenção e me agrade. Vou procurar por esse e espero que goste de Clarice.

    Beijo, Larissa!
    secretlypoisoned.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa que livro fofo! Amei a capa! e as suas fotos ficaram lindas! Esses autores nacionais me surpreendem cada vez mais <3
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, sara!

    Esse livro parece muito amor! Me deu vontade de ler! (: gosto de livros de amor e ler como as pessoas enfrentam as situações adversas. Uma ótima dica!

    adorei o blog ;*

    http://somosculturalistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir